© 2023 por LAB - Laboratório Alexandre Britto.

Agradecimento especial a Carlos Tardin pela Logomarca criada para o LAB.

O Conceito foi voar, vento, luz. Lealdade, Gratidão, respeito.LOgo

Orgulhosamente criado no Wix.com

NOSSA HISTÓRIA
Depoimento Juliana Boller
Preparação de Atores para longa-metragem de Caio Sóh. Selecionado em vários importantes Festivais. Prêmios de melhor ator e atriz para Renato Góes e Paula Burlamaqui
Preparador de Atores no curta #feique de Alexandre Mandarino e Pedro Lucas. Indicado a 12 prêmios no Festival de Gramado, incluindo 4 indicações de melhor ator/atriz.
#feique selecionado para o 45.o Festival de Cinema de Gramado, 11 indicações, incluindo 4 de melhor ator/atriz para Fernanda Vasconcellos, Marcos Pasquim, Cristiano Garcia e Roberta Almeida.
Preparação de Atores no longa-metragem de Márcio DaRocha. Produção Franco-Brasileira, ainda em finalização.
Matéria sobre a Preparação do Curta 7 Cordas. Produção Barroso Pires.
Curta de Pedro Eiras - Preparador de Atores - ainda em finalização.
Depoimento Pedro Novaes
Matéria na Sopa Cultural sobre o LAB
Show More

SOBRE O LABORATÓRIO - LAB

 

        Alexandre Britto é diretor teatral e preparador de atores formado na Martins Pena e Oficina de Atores da Globo, tendo dirigido espetáculos teatrais no RIo de Janeiro e seu primeiro longa em 2018 chamado No SilÊncio.

      Foi preparador de elenco no premiado filme “Por trás do Céu”, de Caio Sóh, onde Paula Burlamaqui e Renato Góes, que integravam o elenco, venceram na categoria melhor ator e melhor atriz, no CINE-PE. Este longa ganhou 5 prêmios neste festival. Britto atua como diretor teatral e era professor de teatro em diversos cursos na Barra da Tijuca. Decidiu criar um laboratório de sensibilização do ator, utilizando técnicas próprias, onde atores que estão no mercado tem procurado para se reciclar, renovar e investir na sua sensibilidade para expandir suas técnicas.

        Em 2019, a convite do ator Carlos Bonow e com consentimento de Edson Erdmann, Alexandre e Bonow integraram a equipe de direção da Cerimônia de Abertura e Fechamento da Copa América 2019, sendo incubidos de fazer a seleção, direção e preparação dos atores, além da produção dos mesmos em um mega espetáculo produzido pelas produtoras: Histórias Incríveis e Dream Factory. A técnica LAB foi utilizada na preparação dos atores para o naturalismo diante das câmeras e visulizações, além de formar o espírito de equipe dos atores.

       

        O LAB é um técnica/método que aprofunda os atores no minimalismo e no naturalismo para cinema e tv. Oferecemos aos atores o coach individual, com sessões de 3 horas, as turmas semanais de 12 atores, além dos Laboratórios/Workshops intensivos de 3 dias, 22 horas.

       

       Alexandre Britto, como ator, fez também campanhas publicitárias para Skol, HSBC, tendo participado do programa educacional “Tecendo o Saber”, no ar na Rede Globo/Canal Futura. Fez participações em novelas e contém em seu curriculum personagens em Sabor da Paixão, como Daniel e Nelsinho Palloti, em Tempos Modernos. Estudou com Aguinaldo Silva na Máster Class, curso de roteiristas ministrado pelo autor em 2009 e tem um conto seu publicado – Eterna Despedida – no livro “Alguns Contistas Contemporâneos” da Ed. Uapê.

       

        No festival Estácio de Sá de Teatro, ganhou prêmio de melhor espetáculo, direção, ator e sonoplastia com “O desejo roedor dos ratos”, de sua autoria. Dirigiu e escreveu os espetáculos que ficaram em cartaz no RJ, “O desejo roedor do Ratos” ( 2001-2002 ) , em cartaz na Casa de Cultura da Estácio e Museu Da República, “ A mente de Asdrúbal”, em cartaz no Teatro Grandes Atores, Casa de Cultura da Estácio e Centro Cultural Suassuna, “Belle Époque”, com seu texto e direção no Teatro Antônio Fagundes e “É Tudo Gozação”, com seu texto e direção no Centro Cultural Suassuna, Teatro Ipanema, Lona Cultural de Santa Cruz, Garcems - Volta Redonda e no Teatro dos Grandes Atores, “SIM – Senhoritas Interessadas em Matrimônio”, Teatro Norteshopping e Candido Mendes.

       

        Quem já foi preparado por Britto: Day Mesquita, Rafael Sardão, Juliane Trevisol, Bianka Fernandes, Silvia Quadros, Camila Rodrigues, Nathalia Dill, Paula Burlamachi, Laura Proença, Emílio Orcciolo Neto, Renato Góes, Marcos Pasquim, Andre DiBiasi, Roberto Bataglia, Juan Alba, Anderson Tomazini, Talita Younam, Juliana Boller, Antonio Saboia, Raymundo de Souza.

 

LABORATÓRIOS E CURSOS

Praia dos amores, casa 74 – Barra da Tijuca – Quebra-Mar

Email: labalexandrebritto@gmail.com

Página Face: LAB – Alexandre Britto

Instagram: @labalexandrebritto

DEPOIMENTOS SOBRE O LAB

“É porque você falou um negócio que eu não tinha pensado que é ótimo. Cada vez mais vai se contracenar com  o verde ( se referindo ao chroma key ) . A gente vai entrar numa dramaturgia cada vez mais com a realidade virtual. Na verdade, é um tipo de captação de imagem que a gente não tem o outro para olhar. Se você imaginar que quando Guerra nas Estrelas foi feito, você só sabia o seu texto... Na realidade virtual você leva o espectador para dentro da cena, mas acontece que você pode cada vez mais construir os cenários atrás ( modificando o verde para outras imagens ). É interessante como a aplicabilidade desse método quando você pensa em contracenar sozinho. Eu já fiz muita coisa com efeito, e é muito difícil convencer o ator a contracenar sozinho. É um exercício de cada um dos atores para poder buscar a forma de usar o olhar, a respiração, antes de entrar em cena. O método é um aquecimento, mas chamando de aquecimento parece que não é um método, mas é um método.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Mário Márcio Bandarra, diretor geral de televisão.

"O LAB,

Neste lugar onde recorro a mim mesmo , em meio a outras pessoas , para me conhecer! Para saber cada sentimento, cada sensação que existe dentro de mim. É neste lugar que me encontro como ator, como musico, como pessoa fisica neste mundo! Onde eu posso experimentar, misturar diversos estados e testar meus proprios limites!   Afinal largamos nosso corpo e nosso espirito, literalmente ... em um LABORATÓRIO !"

 

 

 

Pedro Novaes, ator, Malhação 2019, banda fuze.

"Lab: Por incrível que pareça, algumas das principais dúvidas sobre minha própria existência e meu papel na vida social e profissional eu pude solucionar. As outras eu pude encarar com um outro ponto de vista tanto sensorial quanto racional que jamais iria pensar sem ter tido esta experiência. Aí vem a seguinte questão: como não se entregar e se aventurar nas técnicas do Lab? Acho impossível.
O Lab é mais que uma preparação, é uma lição de vida a ser seguida até o nosso último suspiro. Só quem já imergiu lá vai entender o que quero dizer.
Eu nunca trabalhei tanto a minha respiração no sentido de encontrar e expor qualquer tipo de reação emocional como foi durante os dias dedicados ao conhecimento da técnica.
Falo disso para reforçar ainda mais a teoria da bolha que cada um de nós podemos criar e resgatar momentos vividos e deixar essa emoção tomar conta. Criar uma bolha nada mais é do que efetuar um resgate da memória vivida. Tudo e todas as sensações estão nesse setor em nosso cérebro, basta se concentrar, meditar e mentalizar.
Estou muito feliz com a teia de afeto entre meus colegas de preparação e com o próprio Alexandre Britto, o pai do Lab. Que venham mais e mais Labs para São Paulo."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gui Santana, ator e humorista

"Um trabalho sensacional, que transporta realmente o ator naquilo que profundamente, sentimentalmente deve ser. Junto de uma análise de vida que poucas pessoas podem alcançar e observar." Stela Rocha - Atriz, Comediante, Transsexual, Franco-Brasileira - LOVE de Gaspar Noé, Depression & Des Potes - Arnaud Lemort , Amour sur Place ou `1 Emporter - Amelle Chahbi , Purga - Marcio Darocha , Un Point c´est tout - Laurent Baffi em teatro.

 

"Um profissional de alma sensivel, capaz de alcançar lugares em mim que nunca tinha acessado. É nitida a mudança e crescimento em mim com o trabalho do Alexandre. Ele criou um método, se é que posso chamar assim, MÁGICO! Como ele mesmo diz: Vida, arte e liberdade são a mesma coisa. Então eu digo: ''Quero escolher viver o LAB na minha arte pra sempre.''

 

 

 

 

 

 

 

 

Talita Younan - Atriz - Os Dez Mandamentos, Chiquititas, A Purga - Marcio Da Rocha.

 

"O método ( que ele não chama de método, mas sim, técnica ) que o Alexandre desenvolver, me permitiu uma liberdade de transitar por universos diferentes com muita facilidade. Nunca havia experimentado uma técnica que fosse tão fácil de aplicar como essa. Algo que não apenas serve para o ator, mas para qualquer pessoa que queira vivencia e compreender melhor os seus sentimentos e sua relação com o mundo."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Juliana Boller, atriz, Novela Paraíso, Império, José do Egito, A terra Prometida

 

"Alexandre Britto na minha opinião é um artista no mais puro sentido da palavra. Sua arte ultrapassa a lógica, navega no "oceano" da imaginação, e ancora no "porto da emoção". Para mim é sempre um prazer trabalhar ao seu lado, seja como ator ou como coach de atores em meus projetos".

 

 

 

 

 

 

Marcio Darocha - Diretor, Produtor e Roteirista - Diretor do longa em andanmento "A Purga", com produção fraco-brasileira.   

"Foi um final de semana muito intenso de mergulho e entrega. O resultado foi repleto de sensações e percepções vivos dentro de nós, prontos para serem usados em cena."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Day Mesquita, atriz, Os Dez Mandamentos


"O que eu vivi no LAB foi um encontro com minha essência, foi uma profunda entrega, um mergulho de cabeça no autoconhecimento. Viver o momento presente e se entregar pra uma troca verdadeira! Foi lindo!
Eu estava no meio de uma novela onde minha personagem ia passar por cenas fortíssimas de um parto. Fiz minha preparação pra essas cenas no LAB e foi algo que me marcou pro resto da minha vida! No LAB eu consegui vivenciar e sentir a realidade de um parto sendo que eu nunca fui mãe. Me despi de todas minhas verdades e me entreguei pra aquela verdade daquela personagem naquele momento presente, pra aquele parto difícil, pra aquelas dores e foi transformador! Consegui viver, sentir cada momento daquela vivência de um parto, e foi quando eu vi e senti que aquilo tudo foi real. Eu pari! A emoção, as sensações foram tão reais que eu tenho certeza que eu pari de verdade! Graças à ajuda e a fina condução do Britto eu consegui levar essa verdade pra cena e foi um momento maravilhoso da minha personagem que ficou marcado pra sempre na minha carreira!!! Gratidão."

 

 

 

 

 

 

 

 

Bianka Fernandes, Abigail, Os Dez Mandamentos

"Me faz sentir intensamente.  Foi um encontro lindo. De pessoas, energia, do meu eu... É maravilhoso descobrir os sentimentos dentro de mim e poder acessá-los através da técnica LAB e laboratório. Me encontrei! Sou eternamente grata." Carol Alves, atriz

"Cheguei no primeiro dia do #LABworkshop com um pé atrás, desconfiada, e isso é produto de anos de "calos" que a vida, especialmente a artística, vai te "presenteando" durante a jornada. Uma primeira percepção me fez tirar uma armadura: um estado de "não pretensão" de @alexandrebrittoo , que é o que é, sem querer parecer ser nada. Isso pra mim, nesse meio, nesses tempos difíceis de aparências, tipos e modelos predeterminados já foi um sinal de que algo no mínimo verdadeiro (que já é muito) estaria por vir. E veio. E seria tão empobrecedor eu tentar descrever o que houve em 3 intensos e enriquecedores dias. Só faço questão de dizer que a vivência do LAB foi capaz de romper limites, tão superficialmente sólidos de tão naturalizados com a porrada de críticas, opiniões e "nãos" na cara que a vida vai te dando, que a sensação é de estar no meio de um tornado e quando você sai dele, com vida ( e que vida; e com mais vida), seu corpo e sua mente simplesmente agradecem da maneira mais plena, jamais sentida. Britto é um cara que sabe muuuito da arte de atuar, mas só é tão especial porque sabe trabalhar paralelamente o ser humano e a peculiaridade de cada artista que, sem pestanejar, se entrega e joga com outros de igual pra igual. Uma união de distintas pessoas e experiências de vida que tiveram a sorte da "arte do encontro". Sem palavras para expressar tamanha gratidão pelo marco que foi esse final de semana. " Letícia Chahaira, atriz.

“O LAB foi uma das experiências mais transformadoras para meu olhar como atriz e a dinâmica usada pelo Alê me ajudou a absorver e integrar tudo o que já havia aprendido nesses anos de estudo e prática, juntamente com o que ele ensina.” - Juliana Filippio, atriz

“Desde o primeiro contato que tive com Laboratório entendi que era uma experiência intensa. O trabalho te coloca num ambiente em que sua mente, seu corpo e as emoções parecem estar à flor da pele. O Alexandre consegue te instigar a trabalhar os três em conjunto e tornar isso natural e fluido dentro de si. Foi la que aflorou em mim o mundo da atuação, totalmente diferente, que eu nem sabia que podia explorar. O Lab é o lugar onde a arte do ator tem lugar pra ser elevada ao máximo! Toda a sua criatividade, seu desapego, suas emoções tem liberdade pra se expressar. Tanto que acaba refletindo muito positivamente até no dia-a-dia. Mas pra estar la tem que se conectar, e mais o mais importante, se entregar!” Felipe Novaes, ator, música, banda fuze.

AGRADECIMENTOS:

Quando pensei em iniciar esse sonho de ter um espaço de preparação de atores, contei com a ajuda do amigo Carlos Tardin para criar a LogoMarca do LAB, assim como o apoio da Produtora de Elenco e Agente de Atores Gisele Monteiro, além da Fotografa Karen Gadret, por produzirem os primeiros workshops de Sensibilização do Olhar para Cinema aqui no espaço.

 

Agradeço a Neiva Britto por permitir que eu transformasse o deque, o subsolo e o térreo da nossa casa no espaço Laboratório Alexandre Britto.

Agradeço a Felipe Coelho pelo tempo que trabalhou aqui em produção e amplificou o LAB com seus conhecimentos de Filosofia. Ao coach motivacional Marco Fernandes pela parceria e trabalho desenvolvido com atores aqui dentro da sua área de conhecimento.

Agradeço a Luisa Móes por todo apoio e suporte dado ao LAB enquanto se lapida aqui.

Além é claro de diversos amigos atores e da vida que divulgaram o trabalho.

 

Agradeço ainda a Lua Veiga pela direção de arte realizada no espaço LAB.

 

E agradeço com muito afeto a Agente de Atores Jackeline Barroso e Eduardo Pires por todo apoio ao LAB, indicando para seus atores agenciados e novos atores para se lapidarem aqui.

Obrigado, um sonho realizado e é só o começo!

Alexandre Britto

#feique selecionado para o 45.o Festival de Cinema de Gramado, 11 indicações, incluindo 4 de melhor ator/atriz para Fernanda Vasconcellos, Marcos Pasquim, Cristiano Garcia e Roberta Almeida.

Go to link